Espaço Gourmet

quarta-feira, fevereiro 20, 2013 Silvia Rodrigues 0 Comments

Ah lembrar da infância é sempre bom, dá época em que não tínhamos preocupações com filhos, educação  deles,cuidar do lar, do trabalho, enfim tínhamos apenas o prazer de saber que queria sair para brincar na rua, pelo menos a minha infância foi assim. Chegava fim de semana ficava o dia inteiro na rua sem saída próxima a minha casa brincando com as amiguinhas(os), de queimada, vôlei  esconde esconde, pega pega, só voltava pra casa tardinha quando meu pai apontava na esquina e chamava para entrar porque estava na hora, ah como é bom lembrar disso. Nunca fui uma criança de ter muitos brinquedos, aliás nem me lembro de ter brinquedos, apenas uma boneca que eu e minhas duas irmãs ganhamos de natal da prima de minha mãe e tenho ela até hoje, nunca consegui dá-la pra ninguém, deixo guardada de recordação. 
Em datas comemorativas, mais especificamente dia das crianças, minha mãe levava nós no Parque da Água Branca ali na Av. Francisco Matarazzo - SP, aquilo era uma festa, tinha apresentações de música, cavalos  várias coisas e tudo gratuitamente, brincávamos até cansar.
Os passeios daquela época era ir ao Pico do Jaraguá, quermesse de bairro, aniversário na casa de amiga(o),  parentes, festas comemorativas da escola, ir ao Shopping? Que shopping? nem tinha tantos shoppings assim, mas nem por isso deixei de viver e viver bem graças a Deus.
Eu nunca fui de pensar o que eu queria ser quando crescesse, apenas percebi depois de adulta que sempre levei jeito para área artística afinal era a matéria que eu não tinha dificuldade nenhuma e fazia aquilo com prazer, adorava tudo e só tirava notas 9,0 ou 10,0.Bom o tempo foi passando as coisas na vida também.
Hoje na fase adulta eu pouco vejo uma família falar que foi a um parque (não estou falando de Vila Lobos, esse parece que virou moda) digo parques de bairro simples com muito verde, a uma quermesse, na casa dos tios, e brincar de queimada, na rua de carrinho de rolimã, se bobiar nossos filhos nem sabem o que é isso direito, hoje a era é da tecnologia, do computador, do celular ( eu nem tinha telefone fixo em casa hein) dos brinquedos eletrônicos, das informações fáceis de encontrar a hora que quiser basta um acesso a internet e buscar, as noticias estão em todo lugar, algumas instantâneas, tudo esta tão corrido, todos nós só corremos  isso é a modernidade, e com isso fomos deixando de curtir o verde, a família, os parentes, os amigos é porque virtualmente temos inúmeros amigos mas e os que vemos sempre quantos são? Sem contar também com a violência do jeito que anda, temos medo de tudo. Mas o que adianta tudo isso se não vivermos o momento.
O homem vive em sociedade, e isso é necessário para a sobrevivência de todos porque ninguém vive sozinho.
Eu escrevi tudo isso, quase um livro ,rsrsrs para dizer que ao analisar a vida cotidiana das pessoas percebo tudo que isso esta deixando agente com a vontade de viver a nostalgia, de ter um lar mais aconchegante onde consigamos term um pouco de verde, de um local onde podemos reunir a família e amigos para um churrasco, ter o momento que quase deixamos para trás por causa da modernidade.
Pois eu confesso que fico muito feliz em ver tudo isso, ver que as pessoas estão se preocupando e querendo passar para os filhos o quanto é bom viver em harmonia.
Com isso surgiu o Espaço Gourmet! 

Vejamos abaixo a definição do profissional Allan Feio, achei ótima a explicação dele, de fácil entendimento.

" Um ambiente integrado e funcional serve para reunir amigos em torno dos prazeres da culinária.
Quem gosta de cozinhar e ao mesmo tempo reunir os amigos, já deve ter ouvido falar em um novo conceito de cozinha: o espaço gourmet, presente em grande parte dos lançamentos imobiliários atuais. Este diferencial, até pouco tempo atrás, era oferecido apenas em imóveis de alto padrão, mas vem se tornando uma constante em apartamentos de classe B. O ambiente gourmet tem como característica principal servir de ponto de encontro entre o cozinheiro e seus convidados. A proposta é integrar os amigos e a família, ao mesmo tempo em que é possível preparar alimentos sem precisar ficar isolado na cozinha. Consiste em um novo ambiente, sem eliminar a cozinha do dia-a-dia. Geralmente fica localizado próximo à sala de estar. O ponto forte da cozinha gourmet é a ilha, uma mesa central que reúne as pessoas em torno do cozinheiro. Exige-se um bom espaço, mas pode muito bem ser adaptada a um apartamento menor, e tem a vantagem de ser bem interativo e informal. Uma cozinha estilo americana, com uma mesa ou balcão que dê para a sala de estar, é uma boa opção porque integra os dois ambientes. Outra característica forte da cozinha gourmet é que os utensílios (panelas, assadeiras, espetos), eletrodomésticos (cafeteira elétrica, liquidificador) e condimentos saem dos armários e ficam expostos, como parte da decoração. Uma pequena adega com os vinhos preferidos do anfitrião também pode dar charme ao espaço da cozinha. Uma coifa é importante, assim como uma pia, fogão e uma geladeira auxiliam no preparo e na conservação dos alimentos. Balcão de granito é mais aconselhável que um de inox, que apesar da beleza, possui menor resistência e tende a apresentar riscos e arranhões. Já os móveis precisam de um cuidado ainda mais especial: a madeira tem que ser impermeabilizada, ou corre o risco de ganhar manchas de gordura. Quem dispõe de um ambiente maior pode incluir no projeto uma churrasqueira ou um forno de pizza para ampliar o menu. Você pode montar seu espaço gourmet na varanda, terraço ou até mesmo no quintal. Os custos são muito variáveis em função das dimensões do ambiente, da quantidade e da qualidade dos utensílios utilizados. Dependendo do grau de sofisticação dos equipamentos e da decoração, pode custar bem caro. Os preços variam entre R$ 10 mil e R$ 50 mil. Os custos aumentam ainda mais quando se começa a equipar o espaço com os mais variados objetos e eletrodomésticos high tech."
Post do Arquiteto Allan Feio 24/11/2008 - http://allanfeioarquitetura.blogspot.com.br/2008/11/espao-gourmet-um-novo-conceito.html

Alguns ambientes para você se inspirar, na varanda no quintal ou na cozinha ...

Foto Retirada de: www.sertenge.com.br
Foto retirada de : http://www.tadecorado.com
Foto retirada de : www.corretoremfoco.com
foto retirada de: www.mipe.com.br/
Foto retirada de : http://www.tadecorado.com

0 comentários: