Jardim de Inverno

Não precisa sair de casa para curtir o verde. Os jardins internos deixam a casa cheia de vida e permitem que os amantes de plantas fiquem próximos delas por mais tempo, mesmo durante o inverno. 

Local
Os jardins de inverno podem ou não ter um teto, mas é importante que recebam iluminação natural, salienta a arquiteta Adriana Coradini. No caso dos cobertos, um teto de vidro ou uma claraboia ajudam a manter o ambiente sempre iluminado.
Em casas, terraços e salas anexas são os locais mais comuns para abrigar jardins de inverno. Apartamentos também podem receber jardins de inverno, desde que fiquem próximos a uma janela. Uma solução pode ser adaptá-lo em uma varanda com portas de vidro, por exemplo. Outro local interessante para colocar plantas e ornamentos é embaixo de escadas, área que muitas vezes não é aproveitada na decoração.


Vegetação
A bióloga e paisagista Cristiane Veiga, da Aroma de Flores Soluções em Paisagismo, comenta que a escolha da vegetação que irá compor o jardim de inverno depende basicamente de como é este ambiente em relação à luminosidade: "De maneira geral, as plantas mais indicadas para estes ambientes são aquelas que se adaptam bem aos interiores de residências".

Alguns exemplos são as palmeiras Raphis e Chamaedora, herbáceas como lírio da paz, antúrio, comigo-ninguém-pode, samambaias, lança de São Jorge e as bromélias de sombra ou meia-sombra. Outra opção é cultivar uma pequena hortinha, com temperos como salsa, cebolinha, manjerona e também chás como hortelã, melissa e boldo.

Decoração

Jardins de inverno podem ser mais rústicos, com elementos naturais, ou contemporâneos e minimalistas. No geral, a decoração pode ser feita com recursos como vasos de concreto, fibra, vidro ou cerâmica, fontes de pedra e até lareiras ecológicas. Os pedriscos (pequenas pedras decorativas) também ajudam a dar um toque natural ao ambiente.
Em relação à iluminação artificial, as arandelas (luminárias de parede) e espetos de luz são ótimos para esses locais. Ambientes maiores podem receber refletores, bancos ou poltronas impermeáveis e mesinhas.
Para quem não dispõe de muito espaço, a dica é apostar em jardins verticais, que, segundo Cristiane, são super atuais. "Eles podem ser criados em diferentes materiais, utilizando a madeira e a fibra de coco em perfeita harmonia", exemplifica. Adriana sugere que sejam utilizadas placas com vasos acoplados ou então suportes para colocar esses vasinhos.

Manutenção

A manutenção de um jardim de inverno é semelhante a que é realizada em jardins tradicionais. "Deve-se atentar à rega, retirada de folhas mortas, aplicação de fungicidas e adubação de acordo com cada espécie utilizada", explica a paisagista. 
Fonte: casa-e-jardim.hagah.com.br

Confira algumas ideias e planeje o seu!








Comentários