Suculentas Que Maravilha de Plantinhas!

terça-feira, fevereiro 19, 2013 Silvia Rodrigues 0 Comments

Olha elas dão um show de beleza, tem pequena , grande, estreita, azul, verde ahhh são tantas espécies eu adoro e adoro.
É bem verdade que tudo que publico aqui são coisas que eu gosto... afinal que graça teria ficar mostrando coisas que não me agradam? Não é mesmo!
Por isso vamos ver e saber mais sobre as lindas Suculentas.
Encontrei um blog simplesmente maravilhoso sobre essas lindas, a profissional Lidiane Piekarski esta de parabéns ela é exper nessa espécie, veremos algumas dicas bem bacanas dela.

Dicas Preciosas Para Montar um Jardim de Suculentas


1- SOLO: suculentas não são difíceis com solos que apresentam uma boa drenagem. Raízes que ficam em acúmulos de água certamente apodrecerão. Utilizo somente terra adubada e areia na proporção 2x1. A cobertura também é importante para ajudar no escoamento da água, pode ser usado granitina de várias dimensões, seixos e já vi até quem use cascalho de conchas, isso tudo depende do gosto, disponibilidade de materiais e do custo a ser empregado.

2- ÁGUA: suculentas são plantas que requerem pouca água, mas precisam de água sim. Elas parecem que vão melhor quando recebem água regularmente, periodicamente e preferencialmente quando o solo estiver seco. Uma regra básica é analisar a característica da própria planta, quanto mais carnuda menos água. Cactos não suportam o excesso de água. Uma dica para identificar se você está colocando muita água é quando as suculentas começam a apresentar um aspecto translúcido, gelatinoso e apodrecimento do caule, talvez já seja tarde demais.

Foto: retira de de http://arlanistica.blogspot.com.br
3- CORES: suculentas são riquíssimas fornecedoras de cor, não somente em suas flores, mas em folhas e caules, você pode formar uma incrível paleta de cores mesmo sem flores, pois variam em tons de bege, verde, cinza, laranja, rosa, lilás e até mesmo azul.

4- COMBINAÇÃO DE PLANTAS: espécies que necessitam de pouca água, perenes ou anuais, de preferência floridas e porte pequeno.

5- PONTOS FOCAIS: um jardim necessita de pontos focais para ancorar composições, como grandes e dramáticas agaves ou cactos colunares esplendorosos. Pontos focais também podem ser uma escultura, um banco, um pergolado ou até mesmo uma parede que dê destaque a uma janela por exemplo.

A planta do fundo era uma mini plantinha,
hoje ela esta ficando quase uma árvore., ela
aparece na foto (do aparador) mais abaixo, é
a primeira olhando da direita para esquerda
em um vasinho tão pequenino.


6- REPETIÇÕES: você pode dar continuidade em seu jardim repetindo formas, cores, e texturas. Se há plantas que funcionam bem em repetições são as suculentas. Ex: Kalanchoe luciae e Senecio mandraliscae.

7- CONTRASTE: empreste variedade e interesse ao seu jardim com suculentas que possuam diferentes cores formas e texturas. A justaposição de cores complementares pode ser muito atraente. Um contraste linar forte acontece, por exemplo, quando encontram-se linhas das agaves com espinhos dispostos em círculo de cactos. Pedras lisas constituem um elemento importante de contraste.

8- ESCALA: escolher plantas que são de tamanhos apropriados para preencher o espaço escolhido. Considere a largura e altura da área para determinar a distância entre as plantas. Alguns cactos, agaves e yucas podem ser muito grandes na maturidade (3-5 anos) por isso, planeje estrategicamente suas localizações. Pedras grandes podem servir de moldura para cactos colunares que acabam sendo esculturas vivas e funcionam como ponto focal também.

9- ALTURA: faça o seu jardim mais interessante introduzindo elementos verticais e acrescente camadas de alturas diferentes.

10- MONTES E GRUPOS: um cenário natural para suculentas não é plano e incorpora pedras e cascalhos, suculentas em geral se apresentam melhor em grupos. Se possível varie o terreno com montes e plante neles as espécies que são maiores como: agaves e dasylirios, isso coloca as plantas ao nível dos olhos e também ajuda a drenar a água longe das raízes. Um pequeno vale com cascalhos pode ser um caminho que leva ao jardim.

11- PEDRAS: suculentas ficam ótimas com pedras. Plantadas à frente, atrás, entre ou em cascata, integram perfeitamente. Adicione pedras com cores que combinam ou complementam a coloração da folhagem das suculentas. A cobertura com cascalhos aumenta a composição, reduz a erosão, a quantidade de lama e ervas daninhas, conferindo um aspecto natural ao jardim. Uma dica importante é a utilização de uma manta drenante entre a terra e o cascalho.

12- FUNDO: conecte o jardim à casa e tudo que estiver ligado ao fundo, como uma piscina, muro, cerca, troncos de árvores por terem ligação ou contraste (cores, texturas e formas).

13- TRABALHE EM ETAPAS: tenha um plano mestre para o jardim e o desenvolva em estágios, você não precisa fazer o jardim inteiro de uma só vez, encontre uma área que atualmente não parece boa e comece por aí. Conviva e desfrute esse espaço por um tempo, acompanhe o crescimento das plantas, em seguida converta outra área ou duas. Experimente diversos tipos de plantas e observe o que funciona melhor, suculentas possuem um poder de modificação de acordo com o ambiente em que são inseridas, sua coloração e forma podem ser alteradas com a incidência solar, aeração e adubação do solo.
Fonte: suculentasminhas.blogspot.com.br

Em Maio de 2010 percebi que estava com várias plantas diferenciadas em casa, então decidi montar um jardim de vasos no quintal de uma forma fácil para mudá-las de lugar e quando fosse reformar a casa já que isso fazia parte do futuro eu conseguiria removê-las para depois aproveitá-las no novo jardim.
A foto ao lado retrata um pouco dessa época com várias suculentas e cactos no aparador.



Dessas suculentas ...
Consegui replantá-las em vasos maiores e as mudinhas deram lindos vasos com várias suculentas que são as fotos abaixo.
Essas são algumas, não são lindas! Já estão precisando de uma casinha maior para elas, vou aproveitar um vaso que tenho baixo para colocá-las.



Eu não conheço os nomes dessas espécies, mas eu as amo mesmo assim,rsrs
Tem uma aqui comigo que esta doente e nãos ei se consigo fazer ela reviver, esta com o galho mole acho que coloquei muita aguá, tadinha ela estava tão bonitinha.



Hoje meu acervo de suculentas e cactos estão bem menores, com uma cadela nova em casa já viu, ela acabou com orquídeas, bromélias, cactos e suculentas que eu tinha e sem contar que com a reforma feita em casa muitas morreram na casa da minha mãe, isso me deixa triste, mas vou adquirindo mais plantinhas com o tempo.

0 comentários: