Páscoa

domingo, março 24, 2013 Silvia Rodrigues 0 Comments

As origens do termo 
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 

A Páscoa entre os cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém. 

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos 
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.
Fonte www.suapesquisa
Ah não posso esquecer de falar que eu escondia o ovo do meu filho e fazia as patinhas do coelhinho na casa inteira com farinha de trigo e pedia para ele procurar, hoje meu filho já esta um homem, rs mas tem o meu bebê que a partir deste ano vou começar tudo de novo, rsrs

Hora de enfeitar a mesa e a casa para receber a família para o almoço de Páscoa, correto? Então segue algumas sugestões.
imagem decoratividade
imagem lordflores
Você pode usar também cascas de ovos de galinha para a decoração de Páscoa. As cascas de ovos servem como pequenos cachepots para você montar micro arranjinhos que podem decorar tanto a mesa, como sua cozinha ou copa - Veja na foto abaixo com flores de violetas.
imagem lordflores
imagem maebacana
imagem temdicas

imagem lordflores 
Eu me encantei com essa mesa, perfeita muito muito linda, parabéns a quem montou! É uma pena não saber quem  teve esse belo capricho em decorá-la. Estava  no blog amigo e sem identificação.
imagem atelierartedecor
imagem painelcriativo
imagem blogdaconstrucao
imagem flickr

0 comentários: